Indústria Metalomecânica

 

A FUCHS é um grande especialista nos processos de transformação de metais, apresentando propostas de valor em sectores tais como:

 

  • Indústria Metalomecânica
  • Embutissagem Média e Profunda
  • Forja de Metais
  • Metais Sinterizados
  • Máquina-Ferramenta
  • Conformação de Tubo e Perfil
  • Corte Fino

 

O Serviço de Gestão de Produto em Processo GPP e de Consultoria é um serviço de valor acrescentado que garante a óptima aplicação dos produtos em cada processo produtivo. A FUCHS conta com uma ampla gama de produtos para estes sectores.

 

 

 

Embutissagem Média e Profunda

O primeiro passo de embutissagem transforma a chapa ou tira metálica plana num corpo oco. Os sucessivos passos vão deformando o material por meio de novas embutições ou estiragens até configurarem a peça definitiva.

 

Nos vários passos da embutissagem produz-se um friso exterior do material na periferia na matriz de embutissagem. O material vai-se deslocando para o fundo da matriz mediante da acção de um punção enquanto se segura pela ação de um pisador.

 

Para se conseguir com facilidade boas embutições sem defeitos nas peças, nem desgaste prematuro das matrizes, é necessário utilizar um bom lubrificante.

 

As exigências do processo de embutissagem no que respeita ao lubrificante são elevadas e muito complexas já que dependendo da zona de fricção, a lubrificação requerida pode ser alta ou baixa para evitar problemas de ruptura e enrugamentos.

 

Embutissagem Media

Embutissagem Profunda

 

 

 

Forja de Metais

Trata-se de um processo de deformação plástica de material entre duas matrizes, a quente.

 

Dependendo da natureza dos materiais, divide-se em forja de materiais ferrosos e não ferrosos (cobre, alumínio, titânio, etc.)

 

Dependendo da temperatura da transformação fala-se de:

  • Forja a quente, quando se realiza temperaturas próximas à da fusão do material.

  • Forja semi-quente, quando se realiza a temperaturas abaixo da fusão do material (referentes normalmente a metade da temperatura da fusão).

 

Principais funções do lubrificante:

  • Reduzir a fricção entre a matriz e o material a forjar.

  • Arrefecer a zona de contacto, evitando o aumento da temperatura.

  • Permitir o fluxo constante do material evitando o desgaste prematuro da matriz.

  • Facilitar a desmoldagem da peça.

  • Melhorar as superfícies das peças acabadas.

 

 

Produtos para Forja de Aço, Latão e Alumínio

 

 

 

Metais Sinterizados

Na produção de peças de precisão em grandes séries, a sinterização revelou-se uma técnica altamente fiável e económica.

 

A maioria das operações clássicas de acabamento metalúrgico é possível em peças sinterizadas: maquinação, tratamentos térmicos e tratamentos superficiais.

 

A FUCHS dispõe de uma gama completa de produtos que permitem cobrir todas as necessidades de produção de peças sinterizadas.

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

Máquina-Ferramenta

A característica básica que define o sector da máquina-ferramenta é o seu dinamismo e competitividade. O mercado exige equipamentos com prestações superiores que incorporem as tecnologias do futuro (motores lineares, rolamentos cerâmicos, estruturas ligeiras, maquinação com lubrificação mínima, controlo adaptável avançado, etc.). Portanto, é de destacar que a lubrificação integral da máquina-ferramenta é um factor chave para obter o máximo rendimento deste equipamento nos processos de produção.

 

A gama de produtos de lubrificação e maquinação da FUCHS LUBRIFICANTES inclui soluções para todos os pontos de lubrificação de este equipamento: lubrificação de engrenagens, rolamentos, guias, cabeçais, etc., e também na maquinação dos novos materiais: titânio, alumínios especiais, inconel e aços ligados, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conformação de Tubo e Perfil

O processo de conformação de tubo compreende normalmente:

  1. A conformação da tira metálica de distintos materiais.
  2. A soldadura por indução do material.
  3. A conformação e calibração do tubo até a sua forma final.
  4. O corte e posterior armazenamento.

 

As chaves da lubrificação e na conformação do tubo:

  1. Os lubrificantes têm de ser compatíveis com os materiais mais comuns: o aço laminado a quente, a frio e o aço galvanizado.
  2. No processo de conformação, para além das boas propriedades lubrificantes, estes devem evitar a adesão dos salpicos de soldadura e manter uma boa detergência que facilite a retirada das partículas.
  3. No processo de corte deve ter-se em conta a eliminação da limalha.
  4. Para o armazenamento os lubrificantes devem contar com uma excelente capacidade anticorrosiva que evita a formação de óxidos nos distintos materiais.
 

 

A FUCHS conta com uma ampla gama de produtos que oferecem uma solução integral para o processo de conformação de tubo:

 

 

 

Corte Fino

O corte fio é um processo que está entre a estampagem e a punçonagem. O material é cortado pelo fluxo do metal sem necessidade de perfuração, sendo o resultado é uma aresta lisa e sem rebarbas.

 

A peça não requer assim nenhum tratamento posterior adicional.

 

Este processo de precisão utiliza-se para fabricar, por exemplo, rodas dentadas ou as fechaduras das portas dos veículos.

 

A escolha do lubrificante adequado para o corte fino dependerá de:

 

  • geometria e espessura da peça

  • tipo de material (aço de carbono, aço inox, etc.)

  • recobrimento das punções e matrizes

  • técnica de aplicação do produto lubrificante (rolo,spray, etc.)

 

 

Para mais informações: Soluções FUCHS