Rolamentos para fusos

Rolamentos de rolos cilíndricos termicamente resistentes N..TR - Os rolamentos livres perfeitos para fusos eléctricos

 

Pela primeira vez, os rolamentos de rolos cilíndricos termicamente resistentes N..-TR da FAG combinam a fiabilidade de funcionamento dos rolamento livres com a adequação para altas velocidades e variações de temperatura. São, portanto, a solução de rolamento livre perfeita para uma vasta gama de fusos eléctricos e também uma influência importante na execução de futuros rolamentos.

 

 

Fiabilidade do rolamento livre
Os fusos eléctricos estão sujeitos às temperaturas variáveis dos seus componentes. Como resultado, a temperatura induzida relativa às alterações longitudinais entre o eixo e o suporte devem ser compensadas com rolamentos livres. Os rolamentos de rolos cilíndricos puramente radiais, de uma carreira, são os rolamentos livres ideais para estas aplicações. Não possuem ressalto no anel exterior. As posições do anel interior e da pista de rolamento podem ser ajustadas livremente em relação ao anel exterior. Devido a esta deslocação relativa entre os elementos rolantes e o anel exterior dentro do rolamento, é impossível que ocorram falhas no funcionamento livre do rolamento.

 

Os rolamentos de rolos cilíndricos convencionais apresentam duas desvantagens cruciais nas aplicações de fusos eléctricos: em primeiro lugar, não podem alcançar as velocidades requeridas e, em segundo lugar, devido às alterações na folga radial provocadas pelas diferenças de temperatura, a zona de contacto da pista de rolamento é sujeita a cargas muito altas. A maioria dos rolamentos livres em fusos eléctricos estão equipados com rolamentos de esferas de contacto angular. Não obstante, esta função do rolamento livre exige frequentemente uma estrutura adjacente complexa com um rolamento linear.

 

Sistema radialmente elástico
A folga radial do rolamento diminui com o aquecimento do veio e o arrefecimento do suporte. A distorção radial resultante no rolamento provoca um aumento da pressão de contacto, o que intensifica a fricção na zona de contacto da pista de rolamento. A elevação da temperatura dos elementos rolantes aumenta a pré-carga no rolamento e gera um aumento ainda maior da fricção. Se não for possível dissipar o calor adicional resultante, a distorção radial provocará uma falha no funcionamento do rolamento.

 

Por esta razão, o novo rolamento de rolos cilíndricos termicamente resistente integra um anel exterior elástico que compensa a redução da folga radial. O anel exterior standard possui duas ranhuras circulares. Entre estas duas ranhuras, o diâmetro radial exterior é ligeiramente mais pequeno. Isto permite a expansão radial da área central do anel exterior, nos casos em que se verifiquem variações da temperatura. Desta forma, a força de contacto, e portanto a pressão de contacto no anel exterior aumentará de forma mais lenta que com os rolamentos de rolos cilíndricos standard. Até mesmo com uma diferença de temperatura de 40 K, a pressão de contacto estará claramente abaixo da pressão limite de fadiga de 1500 MPa. Devido à baixa fricção, reduz-se também a solicitação do lubrificante.

 

Adequado para altas velocidades
Os rolamentos de rolos cilíndricos termicamente resistentes podem ser equipados com uma gaiola de PEEK guiada pelo anel exterior e optimizada contra a fricção. Os rolamentos de rolos cilíndricos termicamente resistentes desta série possuem a mesma configuração interna optimizada dos rolamentos de rolos cilíndricos de alta velocidade, apresentados em 2007, e portanto podem alcançar as mesmas velocidades. Estas velocidades são 60% mais altas com lubrificação a massa do que a dos rolamentos de rolos cilíndricos com gaiolas guiadas por rolos.

Distribuição optimizada do lubrificante
A gaiola de PEEK é guiada apenas por um dos lados do anel exterior. Isto garante o fornecimento adequado de lubrificante. O excesso de lubrificante pode ser enviado para fora do rolamento de uma forma bastante rápida. A distribuição da massa lubrificante demora menos tempo e o perigo de deterioração da massa durante o funcionamento reduz-se significativamente. Após o funcionamento, haverá um menor nível de temperatura com uma menor dispersão.

12/03/2010