Veículo Híbrido SCHAEFFLER

Schaeffler apresenta a gama de produtos para mobilidade eléctrica como parte de um projecto de desenvolvimento avançado

“Schaeffler Hybrid” – o veículo híbrido que integra a última tecnologia energeticamente eficiente do Grupo Schaeffler

 O Grupo Schaeffler, fabricante de rolamentos de precisão e componentes de motor, continua o desenvolvimento de tecnologias automóveis mais ecológicas, anunciando o seu novo veículo híbrido de demonstração: o Schaeffler Hybrid.

 Baseado no Corsa Vauxhall, este veículo de funcionamento totalmente híbrido é parte de um projecto de desenvolvimento avançado da Schaeffler, que possibilita a realização de comparações práticas de várias configurações de veículo e condições de condução. Isto significa que, para além do motor de combustão tradicional de fabrico em série, o Schaeffler Hybrid dispõe também de um motor eléctrico central e dois motores nos cubos das rodas. O veículo conta com componentes de todas as marcas da Schaeffler, entre elas: INA, FAG, LuK, IDAM e AFT.

“Ser capaz de demonstrar e comparar vários conceitos de veículos convencionais e eléctricos ou híbridos, bem como os testes realizados em condições reais tiveram um papel decisivo na implementação do Schaeffler Hybrid, refere o Dr. Peter Gutzmer, membro do Conselho Executivo e responsável de desenvolvimento técnico do Grupo Schaeffler.

“Os diferentes elementos podem ser ligados e desligados, em cada caso, proporcionando uma ampla gama de condições de condução. As opções incluem desde operações tradicionais utilizando um motor de combustão e operações tais como híbrido paralelo e em série, até operações usando apenas o motor eléctrico.”

O motor de combustão pode ser acoplado para dar potência ao veículo e aumentar a autonomia. Uma transmissão manual automatizada aumenta as opções disponíveis. A transmissão já integra de série produtos de embraiagem da marca LuK, especialmente adequados para os requisitos dos veículos híbridos. O acumulador de energia, que é uma bateria de iões de lítio de 16 kWh (400 V, 400 A), pode ser carregado através do motor de combustão ou mediante abastecimento externo de energia (híbrido plug-in). “Outro aspecto importante deste projecto de desenvolvimento avançado são as actividades de desenvolvimento interligadas das marcas Schaeffler”, afirma Peter Gutzmer. Estas são nomeadamente: INA, LuK, FAG, IDAM e AFT.

A unidade central está ligada à transmissão manual automatizada por meio de uma correia dentada e acciona as rodas dianteiras. A unidade contém um motor eléctrico refrigerado a água de 50 kW e 95 Nm, que foi concebido e fabricado pela empresa IDAM, especialista em accionamentos directos do Grupo Schaeffler.

 eWheel Drive é o nome que foi dado aos motores de cubos de roda, que também foram desenvolvidos pelo Grupo Schaeffler. Os motores montados no Schaeffler Hybrid têm uma potência de cerca de 50 kW cada e um impressionante binário de arranque de aproximadamente 530 Nm. Na concepção e fabrico destes componentes de alto desempenho, o Grupo Schaeffler beneficiou da sua profunda experiência no campo dos rolamentos de roda e na tecnologia de accionamentos directos. Por isso, os motores de cubo de roda formam uma unidade compacta que integra o rolamento de roda, o accionamento e o travão. A vantagem destes motores é o facto de que podem ser integrados nas actuais plataformas de veículos, sem necessidade de efectuar grandes mudanças estruturais, proporcionando ao mesmo tempo níveis de ruído incrivelmente baixos.

“O Schaeffler Hybrid não será produzido em série”, diz Peter Gutzmer, “uma vez que ele é principalmente um veículo-conceito. Por exemplo, com o nosso veículo “CO2ncept-10%”, baseado no Porsche Cayene, fomos bem sucedidos em demonstrar as vantagens no consumo de combustível e nas emissões, reduzindo o atrito no conjunto da transmissão. Com o Schaeffler Hybrid, queremos demonstrar que o Grupo Schaeffler está claramente voltado para a mobilidade, oferecendo produtos inovadores e soluções de mobilidade eléctrica.


Para além dos componentes integrados no Schaeffler Hybrid, a gama de produtos adaptados às necessidades dos veículos híbridos e de mobilidade eléctrica da Schaeffler inclui, entre outros, embraiagens híbridas (como as utilizadas nos híbridos de classe superior SUV, recentemente apresentados), chassis electromecânicos e componentes de direcção, bem como diversos grupos diferenciais, incluindo versões eléctricas e versões ligeiras com estrias frontais que poupam espaço.

09/24/2012