A gaiola marca a diferença: maior capacidade de carga, menor fricção/desgaste

Rolamento de rolos cilíndricos de alta capacidade FAG para multiplicadores

  A gaiola marca a diferença – maior capacidade de carga, menor fricção e montagem simples

 

Na elaboração de projectos de aerogeradores, os engenheiros procuram rolamentos que apresentem uma elevada capacidade de carga e um baixo atrito. O novo rolamento de rolos cilíndricos FAG do Grupo Schaeffler Industrial satisfaz ambos os requisitos. A nova gaiola de chapa de aço marca a diferença. É uma versão significativamente mais estreita em relação à gaiola tradicional de latão e, portanto, proporciona espaço para pelo menos um corpo rolante adicional no rolamento. Isto aumenta significativamente a capacidade de carga. Devido à gaiola, o rolamento de alta capacidade apresenta um atrito significativamente menor em comparação com os rolamentos de rolos cilíndricos sem gaiola com máxima capacidade de carga. O desenho “auto-retido” da gaiola também simplifica a montagem do rolamento, uma vez que retém os corpos rolantes até mesmo depois de retirar o anel.

 

Actualmente, as etapas planetárias dos multiplicadores contêm principalmente rolamentos de rolos cilíndricos sem gaiola. Estes rolamentos não dispõem de uma gaiola que guie e mantenha a distância entre os corpos rolantes. Têm uma maior capacidade de carga, já que a ausência de gaiola permite a colocação de uma maior quantidade de corpos rolantes no seu interior. Não obstante, os rolamentos de rolos cilíndricos sem gaiola têm comparativamente um maior atrito, uma vez que, devido à ausência de gaiola, os corpos rolantes estão directamente em contacto entre si. Estas condições cinemáticas causam maiores perdas de fricção. Por outro lado, os rolamentos de rolos cilíndricos com gaiola tradicional de latão apresentam uma fricção significativamente menor, mas normalmente não alcançam as capacidades de carga requeridas por disporem de um número menor de corpos rolantes.

 

Estreito porém rígido – A combinação inteligente de duas sub-gaiolas

 

O novo rolamento FAG de alta capacidade integra uma gaiola de chapa de aço, recentemente desenvolvida, que garante uma menor fricção e proporciona espaço para um corpo rolante adicional, devido à pequena espessura das peças cruzadas. A gaiola é composta por duas sub-gaiolas encaixadas uma dentro da outra. Os corpos rolantes são guiados pelas peças cruzadas da gaiola interior, ficando retidos no rolamento até mesmo depois de retirado o anel. O rolamento é portanto muito mais fácil de montar, já que não necessita de um dispositivo de separação para evitar a queda dos rolamentos. Além disso, a geometria especial de janelas da gaiola evita o fluxo de óleo. A lubrificação aperfeiçoada também reduz a fricção e previne danos no rolamento.

 

Um aumento significativo é possível

 

As capacidades de carga estática (C) e dinâmica (C0) do rolamento de alta capacidade são 6% superiores às de um rolamento de rolos cilíndricos tradicional com uma gaiola de latão. Isto significa um aumento do tempo de vida nominal superior a 20%.

O Grupo Schaeffler Industrial apresentará os rolamentos de rolos cilíndricos FAG de alta capacidade pela primeira vez ao público na feira Husum Wind Energy Fair 2010. O rolamento está actualmente em uso numa aplicação-piloto. A sua primeira produção em série está prevista para 2011.

10/15/2013