Rolamentos de rolos tubulares da FAG

O Grupo Schaeffler Industrial apresenta o seu primeiro rolamento que não só é resistente aos efeitos do deslizamento, mas também evita a sua ocorrência – o novo rolamento de rolos tubulares da FAG.

A característica especial deste rolamento é que, em vez de corpos rolantes tradicionais, ele contém três rolos tubulares, recentemente desenvolvidos, que permitem a rotação do rolamento sob todas as condições de carga sem qualquer deslizamento e sem afectar o coeficiente de carga e de vida nominal.

 

Os rolamentos exigem cargas

 

Contrariamente à crença popular, um rolamento pode ser afectado negativamente não só pela sobrecarga mas também pela falta de carga. Dito de outro modo – para um funcionamento perfeito, os rolamentos necessitam de uma carga mínima. Se esta carga mínima não existir, ocorrerá o deslizamento. Isto significa que além de rodarem, os corpos rolantes escorregarão nas pistas, podendo provocar danos na superfícies, ou seja, um aumento do desgaste, nomeadamente em condições críticas de lubrificação.

 

Os rolamentos utilizados em aerogeradores devem satisfazer alguns requisitos especiais. Devem ser concebidos para suportarem cargas extremamente baixas e extremamente altas que actuem no rolamento em função, por exemplo, da presença de vento forte ou fraco. O risco de danos aumenta significativamente quando os rolos de um rolamento com elevado deslizamento são submetidos subitamente a forças de aceleração extremamente altas. Por este motivo, o Grupo Schaeffler Industrial desenvolveu um rolamento que evita completamente o deslizamento – o rolamento de rolos tubulares.

 

Rolos tubulares ocos com interferência

 

O rolamento de rolos tubulares é um rolamento de rolos convencional que inclui três rolos cilíndricos com um diâmetro ligeiramente maior. Os três rolos são concebidos como rolos tubulares ocos suportados por um rolo de apoio no furo interior. Os rolos com um diâmetro ligeiramente maior geram pré-carga no rolamento, guiando a gaiola do rolamento e, consequentemente, o conjunto completo de rolos sob cargas baixas. Por outro lado, o furo nos rolos cilíndricos garantem a flexão necessária dos rolos de maior tamanho sob cargas mais elevadas, não estando portanto submetidos a sobrecargas. Consequentemente, a carga é distribuída equitativamente sobre todos os corpos rolantes como num rolamento tradicional.

 

O rolo de apoio no furo interior do rolo tubular apresenta uma ligeira folga para garantir que o rolamento seja menos rígido a maiores cargas, evitando também a flexão do rolo tubular. O rolo tubular e o rolo de apoio formam um conjunto com uma maior resistência à fadiga, proporcionando um corpo rolante rígido capaz de suportar cargas extremas de forma regular.

O rolamento de rolos tubulares não está disponível como produto padronizado de catálogo. É especialmente concebido para projectos ou aplicações específicas. Os primeiros protótipos já foram fabricados e testados. As aplicações-piloto em multiplicadores de aerogeradores estão previstas para finais de 2010.

10/15/2013