Novo casquilho INA de compósito metal-polímero

O Grupo Schaeffler Industrial lançou no mercado um novo casquilho de compósito metal - polímero da marca INA. 

O novo casquilho da INA é especialmente eficaz em aplicações oscilantes e tem um tempo de vida útil superior aos casquilhos existentes actualmente. Além disso, todos os novos casquilhos de metal - polímero não contêm chumbo e, portanto, respeitam o ambiente.

 

Caracterizadas por um baixo desgaste
As características especiais dos casquilhos de compósito metal - polímero da INA devem-se à combinação de materiais plásticos e metálicos. Este material compósito permite um deslizamento de baixo desgaste, bem como uma alta capacidade de carga e condutividade térmica. É alcançada uma capacidade de carga estática de até 250 N/mm². Devido à elevada resistência à humidade do material, estes casquilhos podem ser utilizadas em ambiente húmidos, tanto na presença de água como de outros líquidos.

 

Os casquilhos de compósito metal - polímero da INA são uma alternativa económica para aplicações com pouca disponibilidade de espaço e com uma velocidade de deslizamento relativamente alta. Os casquilhos estão disponíveis como casquilhos, casquilhos com aba, discos axiais e lâminas. A excelente conformabilidade do material também permite o desenvolvimento de componentes específicos para diferentes movimentos rotativos, lineares e oscilantes.

 

Isentos de manutenção ou de baixa manutenção
As novas séries de casquilhos de compósito metal - polímero da INA incluem três tipos de materiais diferentes: uma selecção de casquilhos livres de manutenção ou de baixa manutenção estão disponíveis sob as designações E40 e E50. As suas estruturas são semelhantes: uma estrutura porosa de bronze sinterizado é aplicada a um suporte de aço ou de bronze e impregnada com um composto de plástico especial. O lubrificante sólido forma uma película de lubrificante entre as superfícies deslizantes, o que proporciona um funcionamento de baixo ruído com um coeficiente de atrito constante ao longo de toda a sua vida útil.

 

Os casquilhos do tipo E40 são basicamente livres de manutenção, ou seja, não necessitam de lubrificação durante toda a sua vida operacional. Como lubrificante é utilizado o politetrafluoretileno (PTFE) com aditivos quimicamente inertes. As aplicações típicas encontram-se, por exemplo, no âmbito da tecnologia de fluidos, equipamentos desportivos, tecnologia médica ou engenharia eléctrica, bem como no sector automóvel.

 

O tipo E50 exige uma baixa manutenção, sendo necessária uma lubrificação inicial no momento da colocação em funcionamento. A camada de deslizamento é composta principalmente por polioximetileno (POM), um material termoplástico de alto peso molecular que se caracteriza por apresentar baixos valores de atrito e uma excelente estabilidade química e térmica. Os campos de aplicação deste material encontram-se especialmente no âmbito do fabrico de máquinas, máquinas agrícolas e de construção civil, bem como de veículos comerciais.

Os casquilhos com camada deslizante E60 são casquilhos com lâminas livres de manutenção. Baseiam-se numa estrutura de rede na qual é enrolada e sinterizada uma camada de deslizamento contendo PTFE e aditivos. A estrutura de rede exerce as funções de suporte e de camada deslizante. As duas faces da lâmina contêm uma camada deslizante de PTFE para que o movimento de deslizamento possa ocorrer no interior e no exterior dos casquilhos. Outra vantagem deste material é que ele pode ser facilmente moldado. As aplicações típicas para estes rolamentos são acessórios e ferramentas, bem como dobradiças.

09/24/2012